Hobby & Mugen Tag-Team para o M.U.G.E.N no estilo "Marvel vs Capcom" |
O que é o Tag-Team: Quem já jogou os "Street vs qualquer coisa" da Capcom conhece esse estilo de jogo: Dois ou mais personagens escolhidos por um mesmo jogador para jogar alternadamente na mesma partida. E jogar desse jeito é bem divertido! ^_^ O Mugen, mesmo faltando muita coisa, já permite escolher dois personagens na mesma partida. Mas ao invés do esperado Tag-Team, ele apenas deixa ambos os personagens na tela (e seu segundo jogador será, obrigatoriamente, o computador!) Tem gente que até gosta de jogar nesse "modo bagunça", mas eu prefiro o estilo Tag! Já existem personagens feitos pra Mugen que simulam o Tag fazendo um personagem com múltiplas personalidades. É muito interessante, mas só produz times fixos. A minha proposta de Tag-team é um "agarrão": o personagem captura seu parceiro no início do round e aciona uma rotina que o mantém em espera, fora da tela. Assim pode-se criar duplas que variam a cada partida, como nos jogos da Capcom. O sistema ainda tem muitos defeitos, mas já pode ser usado. A primeira versão (inclusa no Cable e na Jill) permite uma parceria eficiente entre dois personagens com este sistema. (Pode ser adaptado em outros personagens facilmente). Agora estou trabalhando em uma segunda versão (inclusa na Jill) pra que seja necessário pouca ou NENHUMA adaptação no parceiro. Isso facilitaria para quem quer jogar em Tag-Team, mas tem uma coleção de mais de 200 personagens! Mas nem tudo é perfeito! Os problemas do Tag-Team são:
No Mugen DOS, não há opção visível para se controlar sossegadamente os dois personagens. É preciso desligar o controle do computador sobre o parceiro a cada luta apertando [Ctrl]+[3] (parceiro do Player1: P3) ou [Ctrl]+[4] (parceiro do Player2: P4). Lembrete: o Tag-Team, como já disse é um agarrão. Só vai ser ativado nos modos "team": TEAM ARCADE, TEAM VERSUS e TEAM COOPERATIVE, onde seus jogadores estarão um logo ao lado do outro.
Duas configurações precisam ser feitas no arquivo MUGEN.CFG. Na seção "Debug": AllowDebugKeys = 1 E na seção "Team-only config": Team.LoseOnKO = 0
A primeira versão do Tag-Team (e a que está funcionando melhor por enquanto) necessita que o parceiro também esteja adaptado. Do contrário ele vai pular para fora da tela ou tirar o parceiro da tela ao ser nocauteado. Não é tão difícil e é até mais fácil do que criar um cenário. ^_^
O Tag-Team foi feito para abranger o maior número possível de personagens, mas francamente ele não é milagroso!! Seu funcionamento é mais garantido em personagens que seguem os padrões do Mugen (e, por que não dizer, os padrões do bom senso também!) Resumindo: o programa não adivinha onde ficar e onde estão os golpes! Se seu personagem não tem um especial no [State 1000], um hiper-combo no [State 3000] ou o [State 4000] está apontando pra Lua ou algum outro lugar absurdo, é claro que o programa apresentará falhas! Nestes casos não há outra saída: algumas mudanças deverão ser feitas nos personagens. Se quiser, pode-me mandar um E-MAIL que estarei pronto a dar uma mão. |
Explicando a conversão para Tag-Team:
Acrescente o arquivo TagBattle.cns no diretório de seu personagem e |
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COMANDOS PARA ESPECIAL DUPLO: Acrescente no bloco Super Motions (ou logo no início do arquivo): | |||
DOUBLE DRAGON: Aqui a Jill e o Juggernaut (do Splode) esmagam o Cable. |
[Command]
[Command]
[Command] |
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COMANDOS PARA TAG-TEAM: Acrescente no bloco 2/3 Button Combination : | |||
TROCA: Aqui Cable cede a vez e Jill entra rasgando com uma voadora para acertar a outra Jill. |
[Command]
[Command] |
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COMANDOS (segunda parte): Acrescente no bloco [Statedef -1] (Logo no início): | |||
ASSIST: Aqui a figura de onde tirei a ajuda de cura da Jill. O Tag tentará habilitar ajuda no seu parceiro pelo seguinte critério: Se houver animação nº 1000, tentará o estado 1000 (geralmente ataque com projétil)... Se houver animação nº 2000, tentará o estado 2000 (geralmente ataque anti-aéreo)... Basta trocar o número do ataque do parceiro no arquivo, caso você deseje outro ataque ou os números não coincidam. |
;Double Hyper Combo
;SnapBack
;partner Change
;partner Assist
;Double Dragon Counter |
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ANIMAÇÕES OBRIGATÓRIAS: Abra o arquivo AIR e acrescente: |
ANIMAÇÕES OPCIONAIS: Estas você pode editar de acordo com o seu personagem |
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;Detectar P3
Basta trocar o número do ataque no arquivo, caso você deseje outro ataque ou os números não coincidam. |
;Detect P3 (change) | ||
MODIFICAÇÕES NO ARQUIVO DEF: | |||
Acrescente logo após o st= um st extra (st1, st2...). Exemplo: Para desligar o Tag-team, basta acrescentar um sinal de ";": ;st9 = TagBattle.cns ;Tag mode |
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MODIFICAÇÕES NO ARQUIVO CNS: | |||
Se seu personagem usa [Statedef -2] e/ou [Statedef -3], copie os comandos das seções [Statedef -2] e [Statedef -3] para o arquivo CNS de seu personagem e acrescente-as junto com as outras do mesmo tipo. Isso é necessário porque o MUGEN não consegue ler essas instruções duas vezes. Se eu personagem não usa [Statedef -2] ou [Statedef -3], não precisa modificar nada! |