Hobby & Mugen

O Diário De Um Maker:

Minha tentativa de tutorial de como montar um personagem de MUGEN.

'; ?>
“...Foi (...) à sangue e lágrimas (bom, (...) foi tendinite, dor-de-cabeça e noites mal dormidas. Só queria ser dramático!)...”

(Esta é uma das piadinhas que fiz enquanto fazia a Jill. As outras podem ser encontradas junto com as minhas CARTAS.)

MENU:

01* Introdução

02* Criando um personagem de Mugen em uma hora

03* Criando um personagem melhor de Mugen em poucas horas

04* Criando um personagem BOM de Mugen

05* Gráficos de 256 cores - talvez você nem precise de tantas

06* Paletas - esses arquivos misteriosos

07* Sons - pois todos nascemos berrando

08* Animações - quem nunca quis seu desenho animado?

09* Comandos para matar!

10* Programações - o que são? o que comem? como vivem? hoje, no Olho Repórter.

11* Storyboards, endings e cenários - toda boa história tem seu plano de fundo

12* Dicas de truques avançados, porque todo quer tirar uma onda!

13* Inteligência artificial versus burrice natural

14* Convertendo personagens para HD (720p) – o quanto antes, melhor.

15* A arte de reaproveitar códigos (1): plágio ou pesquisa?

16* A arte de reaproveitar códigos (2): e se o passo é maior do que a perna?


APÊNDICE:


17* Diário de erros

18* Histórias de bastidores

19* "Oh, não! ... TIRAS!!"

20* Programas que ajudaram em algum ponto do caminho

21* Dicas de organização. Não custa tentar, né?

22* Lista de comandos e exemplos

23* O polêmico mundo da ripagem

24* Fighter Factory 3


"-Está vendo esta cicatriz aqui? Foi em New York City!"

"-Está vendo esta outra cicatriz aqui? Foi em Atlantic City!"

"-Estão vendo esta cicatriz aqui? Foi uma Apendicite!!"


Introdução


Em agosto de 2000, no mês seguinte de um amigo me contar deste misterioso jogo onde Megaman enfrentava Ken e Kyo, fui acometido de uma apendicite. Estava todo aquele tempo "curtindo" um resguardo inesperado e com muito tempo sobrando. Assim que pude ficar na frente de um teclado, eu pude me dedicar ao "jogo" novo.

Após meses jogando contra os personagens mais variados e as combinações mais bizarras, o inevitável me ocorreu: "-Quero fazer meu próprio jogo também! Minha própria versão do Marvel vs Capcom 2!" - pensei, começando naquele caminho sem volta da criação de chars (personagens), no delírio de imaginar como seria qualquer coisa transformada em personagem de jogo de luta e alimentada pela vontade que sempre tive fazer um jogo meu, desde a época do Applesoft.

Após nessa brincadeira estressante, eu também senti o ímpeto de compartilhar o que aprendi e retribuir um pouco para a comunidade virtual. As modas passam, mas sempre tem alguém novo querendo entrar na brincadeira ou alguém com já algum tempo de estrada procurando ajuda com certas dúvidas. E se assim eu puder ajudá-lo, seria espetacular.

Bom divertimento, colega!

Agora chega de enrolação! Vamos ao que interessa.



"Chegou na hora... hora de ir embora."

"Se você se mata para chegar na hora, terá que esperar."

"Penso em você 25h por dia, é que meu coração faz hora extra!"

"É nessa hora é que dá pra ver a diferença entre quem puxa a carroça e quem tem o chicote..."


Criando um personagem em uma hora


Ok, tenho certeza que você já baixou o programa e já ficou interessado jogando com outros personagens. Vamos cortar a cerimônia e ir direto ao assunto, já que esse capítulo tem prazo.

A forma mais rápida é baixar o programa Fighter Factory listado no apêndice. É possível se fazer sem ele (assim como existe como matar uma onça com paus e pedras: teoricamente dá para fazer, mas eu não recomendo!)

Antes de rodar o Fighter Factory, separe estes grupos de figuras bem específicos:

Parado em pé

Andando para frente

Abaixado

Defendendo

Pulando1

Caído

Dando um golpe em pé

Dando um golpe abaixado

Apanhando na cara

Golpe alternativo

(ou golpe forte)

em pé

Outro golpe abaixado

(ou golpe forte)

Apanhando na barriga

Criando um personagem em uma hora

Crie na pasta CHARS\ uma pasta com o nome do seu personagem ("BONEC0" por exemplo) e copie os arquivos da pasta KFM\ para ela. São esses que vamos modificar.

Agora o segundo passo: abra o Fighter Factory seguindo os procedimentos abaixo para abrir o personagem Kung Fu Man.

Siga os procedimentos abaixo para substituir as figuras e salvar o Kung Fu Man com outro nome.

Inclua o personagem no arquivo select.DEF e voilá: você já tem um personagem Mugen, capaz de bater e apanhar.

É um personagem bem sem graça na verdade! Tecnicamente eu cumpri minha proposta. Mas tudo que vale a pena (e não usa dinamite) leva bem mais do que uma hora para ficar pronto. O que nos leva ao próximo capítulo.



<< Voltar para a página principal