Hobby & Mugen

Saiba mais de como os fiz para o M.U.G.E.N sem ao menos possuir um DreamCast:

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“...Foi (...) à sangue e lágrimas (bom, (...) foi tendinite, dor-de-cabeça e noites mal dormidas. Só queria ser dramático!)...”

(Esta é uma das piadinhas que fiz enquanto fazia a Jill. As outras podem ser encontradas junto com as minhas CARTAS.)

ATENÇÃO: Se você não tem saco pra ler pessoas que escrevem enchendo a própria bola, então clique no botão de "VOLTAR" do seu navegador! ^_^
Convertendo um personagem sem emulador:

Fazer o Cable e a Jill Valentine pra Mugen foi divertido...
AGORA que já acabei! Porque durante, foi um processo movido à sangue e lágrimas (bom, na verdade foi tendinite, dor-de-cabeça e noites mal dormidas. Só queria ser dramático!), mas eu estava ansioso demais pra vê-los no Mugen logo!

O que eu acho engraçado é o resultado! Pensei que iria empolgar o pessoal fazendo estes personagens, mas aconteceu o inverso: muita gente não JOGAVA com os personagens! Apenas diziam que os gráficos estavam ruins e me acusaram de ser preguiçoso por não tratar as imagens até ficarem limpas como as de emuladores!!

Alguns até montaram sites pra me esculachar ainda mais: http://mrev.infara.net/ddm/jill.shtmll

Por um tempo foi frustrante! Hoje é até divertido quando eu olho pra trás!

Assim: tem gente na internet que só olhou pros meus personagens e até os odeia! No exterior me desprezam porque sou brasileiro e aqui me malham porque pensam que sou gringo! Como se ser carioca e morar em Bangu já não fosse problema suficiente! ^_^

Outros inventam as teorias mais mirabolantes de como foi que fiz e nem sequer leram o que escrevi à respeito. E o que é de matar de rir é o pessoal que se torna "especialista" na área, dizendo que o problema é que a marca da minha placa de vídeo é incompatível com o "meu" DreamCast (UAU!! De repente eu tenho um DreamCast e não sabia!) ou que qualquer tentativa de capturar imagens da TV só conseguirá esse tipo de resultados e blá-blá-blá...(eh,eh,eh!)

Teve até um cara no fórum que me perguntou:
“-Por que você fez a Jill com a roupa do Resident Evil 1 se a roupa do 3 é bem melhor? Não dá pra mudar, não? Talvez se trocar a paleta...” (AH, AH, AH, AH !!!)

Mas a verdade é justo o mais improvável: eu passei 2 anos caçando imagens JPG, vídeos de combos e torneios, editando figuras, colecionando FAQs e gastando fichas nos fliperamas. Eu falo isso e eles pensam que eu estou brincando!

Até uma placa de captura de TV eu consegui (e perdi neste carnaval de 2003! Um raio queimou meu computador.) e fiquei procurando gente com DreamCast (muita gente vendeu) pra que gravasse em fita algumas imagens do jogo!

Quase consegui, quase paguei o Sedex, quase teve gente que editaria os gráficos pra mim... quase...

Moral da história: Hoje estou mais tranquilo por esse 90% bom. Foi o melhor que deu pra fazer trabalhando sozinho e sem condições. Mas agora tenho 2 personagens de Marvel vs Capcom 2 pra Mugen.
(Eu queria mais, mas estou contente!)

Se tem gente que baba por um
Kung Fu Man Super Evil Orochi Cyber Saiyajin Digi-Evoluído Pit-Bull Kapenga desenhado à mão com Hadouken de fogo em 3D em formato de Dragão do Inferno das Trevas Giratórias com entrada pra CD em rede e Tag-Team entre Windows XP, Linux e Atari...
aí já não é mais problema meu!

No Mugen cada um faz o personagem que quiser!

(Pior se eu resolver fazer outro...) ^_^'

Explicando o processo de converter um personagem sem emulador:


No caso do Cable beta de K-man (http://k-man2001.tripod.com)
foi mais fácil pra começar. Ele já tinha uma boa parte das poses
(cerca de 1/3 ou 1/5 do que eu precisava.)

Sites como
www.shoryuken.com
www.fighters.net
www.gamersrepublic.com
www.ign.com
possuem (ou possuiam) vídeos em MPEG, MOV ou ASP de “Marvel Vs Capcom 2”. Nem todos tinham uma imagem muito boa. Delas tirei os sons e as imagens quadro-a-quadro.

Além dos sites acima, eu também pude encontrar diversas figuras do jogo em sites como
The Madman's Cafe
CAPCOM WORLD
Fighters Generation
Picture Shrines
Multiplayer.it
e tantos outros pela internet que também contém figuras que podem ser usadas. Embora muitas vezes a gente acabe se deparando com figuras repetidas durante a busca.

É trabalhoso retirar o cenário dessas figuras, pois o PCXclean não funciona direito nelas e gráficos de JPG e clipes MPEG e ASP têm imagens compactadas misturando e embaçando as cores. Tive de MANUALMENTE traçar linhas coloridas em torno das figuras para poder "ripá-las".
E é desesperador quando você se lembra de que tem de fazer isso com cerca de 313 quadros(!!!) pra poder gerar os movimentos do personagem!

Também fiz uso dos seguintes programas:


MCM
COREL PHOTO PAINT
IRFANVIEW32
PAINT (Windows)
WRITE (Windows)
NOTEPAD (Windows)
QUICK EDIT v0.6.0
Quick Editor
RECORDER (Windows3.1)
MUGENERATOR
MUGEN EDITING ENSEMBLE v0.28 BETA
Z-CHARCAD
SPRMAKER
SFF2PCX
AIRVIEWER
MUGEN WINDOWS CONFIGURATOR
SNAG IT 32 4.3
FAST MOVIE PROCESSOR
MGI VIDEO WAVE II
MUGEN BROWSER ALPHA
ACT FILE EDITER v0.60
PRO WAVE 1.1


Para:


Acabamento e inspeção de SFF. Correção de X e Y.
Edição paletas novas, edição avançada dos gráficos
Visualizador, conversor de gráficos, edição de paletas e RGB.
Uniformização das paletas, edição dos gráficos.
Edição de texto no DEF, AIR, CMD e CNS.
Edição de texto no DEF, AIR, CMD e CNS.
Edição de texto no DEF, AIR, CMD e CNS.
Edição e conversão de vídeos QuickTime (.MOV)
Gravação e execução de tarefas repetitivas.
Editor para personagens de Mugen. NÃO RECOMENDO!
Editor para
personagens de Mugen.
Editor para personagens de Mugen.
Conversão de PCX em SFF através de arquivo TXT.
Conversão de SFF em PCX, criando o arquivo TXT.
Definição de caixas de colisão e caixas de ataque.
Interface para
configuração do Mugen.

Captura a tela e transforma em arquivo AVI.
Edição de arquivos AVI para acertar animações e movimentos.
Conversão de MPEG para AVI e extração de WAVs.
Navegador/Visualisador de bonecos de Mugen.
Editor simplificado para arquivos ACT (cores).
Editor de arquivos WAV.

Como a maior parte os clipes são de 30 quadros por segundo (normalmente o Mugen usa 60), eu consegui um movimento aproximado usando os editores de vídeo pra contar os quadros.

Mas em outros casos foi por tentativa-e-erro ou no chutômetro mesmo!

Sem contar o "jogo do quebra-cabeça" em que é preciso pegar várias versões da mesma figura por causa de objetos que ficam na frente. Compare só essas duas aí ao lado.
Como as figuras são de fontes diferentes, o aspecto não é uniforme. Por exemplo, nesta figura, as partes claras vêm de clipes .MOV. As outras vêm de figuras .JPG que eram maiores e foram reduzidas para o tamanho da personagem. O aviso acima delas é de um emulador, etc,etc...
Mesmo com esse aspecto Frankstein, os personagens foram bem construídos e divertem bastante até que seja viável um emulador. Nada mal pra um quebra-galho, não acha? ^_^


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